SÉRGIO CARRONHA | A Way of Walking

 

De 15 de Novembro a 15 de Janeiro

 

MONITOR Lisbon tem o prazer de anunciar A Way of Walking, uma exposição individual do artista português Sérgio Carronha (Cascais, 1984). A Way of Walking é a terceira exposição do artista com a MONITOR, após a primeira, em Lisboa, em dezembro de 2018 e a segunda em Roma passado abril. Sérgio Carronha, vive e trabalha em Montemor-o-Novo, Alentejo, Portugal. Ao longo dos anos,  o artista desenvolveu uma conexão e compreensão profunda com a sua terra e seus arredores que transparece através do seu pensamento e prática. Nesse território, o aritista estuda os diferentes estratos que compõem o solo, recolhe argilas e confere-lhes uma forma definitiva.  Além de produzir as suas esculturas na sua terra, Sérgio Carronha também desenvolve um projeto de land-art a longo prazo, no qual aspira expandir sua prática escultural e modelar terra numa escala maior. A natureza e a cultura desta região são a principal fonte de inspiração para o seu trabalho. A través dos seus passeios errantes pelo Alentejo, Sérgio Carronha encontra artefactos arqueológicos, arquétipos geométricos de idades e culturas distantes, diferentes matérias-primas e outros achados surpreendentes com a estratificação temporal dos solos e das culturas. Segundo o artista, caminhar representa um ato auto-reflexivo no qual ele tenta preservar um sentimento de inocência e espanto em relação ao seu entorno. A partir disso, desenvolve novas leituras do mundo externo, reconsiderando a sua posição neste e, finalmente, transmite essas revelações nos seus objetos de cerâmica. Em A Way of Walking, Sérgio Carronha apresenta duas instalações site-specific, compostas por escultural em cerâmica, desenho de parede, sementes e outros materiais orgânicos que envolverão o espaço da galeria numa narrativa focada no património cultural e no meio ambiente. Uma pintura de piso em larga escala com argila vermelha e caulino cobre todo o piso da galeria, suavizando os seus ângulos e proporcionando um terreno familiar para as cerâmicas. O carácter refém desta pintura contrasta com o atemporal das esculturas e convida o espectador a refletir e defender o que antes pensava-se imutável e eterno.

 

 

 

ENGLSIH VERSION

From November 15th to January 15th 

 

MONITOR Lisbon has the pleasure to announce A Way of Walking, a solo exhibition by portuguese artist Sérgio Carronha (Cascais, 1984). A Way of Walking is the third exhibition for Sérgio Carronha with MONITOR, following the first one in Lisbon in December 2018 and the second one in Rome last April. Sérgio Carronha, lives and works in Montemor-o-Novo, Alentejo, Portugal. Throughout the years the artist has developed a distinct connection and understanding of his land and its surroundings that transpires through his thought and practice. In this territory, the artist studies  the different  strata that make up the soil, collects the clays and gives them a definite shape. Besides producing his sculptures in his land, Sèrgio Carronha is also developing a long- term land- art project, in which he aspires to expand his sculptural practice and model the land on a larger scale. This region’s nature and culture are the main source of inspiration for his work. Trough his errant walks around Alentejo, Sèrgio Carronha comes across archeological artefacts, geometric archetypes from distant ages and cultures, different raw materials and other surprising encounters with the timeless stratification of soil and cultures. According to the artist, walking represents for him a self-reflex ive act in which he attempts to preserve a sentiment of innocence and amazement towards his  surroundings. From this walks, he develops new readings of  the external world, reconsiders his position in it and finally conveys these revelations in his ceramics objects. In A Way of Walking, Sérgio Carronha presents two site-specific installations composed by ceramic sculptures, wall drawings, seeds and other  organic materials that will engage the gallery space in a narrative focused on the past cultural heritage and the environment. A large scale floor painting with red clay and kaolin, covers the whole floor of the gallery, smoothing its angles and providing a familiar ground for the ceramics. The ephemeral character of this painting contrasts with the perennial character of the vertical sculptures, inviting the viewer to reflect and make a stand for what was once thought to be immutable and everlasting.