Laurent Montaron

De 17 de Setembro 2020

Até 7 de Novembro

 

Laurent Montaron (n.1972, Verneuil-sur-Avre, França) é um artista interdisciplinar, que trabalha com cinema, fotografia, instalação, som e performance. O seu trabalho está repleto de referências sobre a história contemporânea dos media. Através da exploração das ferramentas que moldam as nossas representações, Montaron revela os paradoxos que acompanham a nossa consciência da modernidade, valendo-se da história da tecnologia para examinar os sistemas de crença e investigar as maneiras pelas quais as inovações continuam a dar origem a novas formas de observar e compreender o mundo.

Para a sua primeira exposição individual em Portugal, Laurent Montaron apresenta vários novos trabalhos realizados antes e durante o confinamento. Esta exposição possui diferentes tipos de médiuns, cuja presença aponta para a existência de um mundo invisível, que escapa ao nosso olhar, e que estão presentes não só nos domínios seculares da ciência e tecnologia, mas também na superstição.

O começo da exposição foi pensado para ser uma amostra infantil, cujas obras escolhidas pelo artista remetem a um presságio. Lavarsi le mani, 2020, colocada na entrada da mostra, é uma obra inspirada na pedagogia de Maria Montessori , na qual as crianças são obrigadas a lavar as mãos antes de entrar na sala de aula. Montessori, sendo uma médica experiente, reconheceu a importância da higiene e procurou ensinar as crianças a lavar as mãos como uma forma de ritual, a fim de incorporá-lo nas suas vidas. Le Monde Forclos, 2018 tem como suporte a fotografia que mostra uma criança a observar um feixe de luz do dia dentro de um cofre.  As crianças estão, frequentemente, presentes nas fotos e filmes de Montaron. A experiência na infância é inocente, livre de representações, que conta somente com a imaginação para interpretar o mundo exterior, contrastando, de certa forma, com a visão normativa do mundo imposta pela ciência e pela técnica.

Na segunda sala, está Grounded, 2020, espada de esgrima conectada ao solo. Nesta peça, duas noções contrastantes de forças invisíveis coincidem com uma veia lúdica: o primeiro é o aterramento, uma técnica terapêutica com um crescente corpo de pesquisas, que envolve a realização de atividades que relacionam o indivíduo à terra, de forma elétrica (como andar descalço), restaurando as defesas naturais do corpo humano. Algumas destas suposições estão ecoadas na noção de aterramento da engenharia elétrica, onde o aterramento é o caminho de retorno comum para uma corrente elétrica diretamente conectada à terra.

O vídeo reproduzido numa antiga televisão Hantarex constitui Crystal Radio, 2020, último trabalho de vídeo de Montaron. Neste filme, o artista aparece representado a manusear um receptor de rádio de cristal, tipo mais básico de receptor de rádio, popular nos primórdios do rádio. Este dispositivo recebeu o nome do seu componente mais importante, um detector de cristal feito de galena, um mineral de sulfeto. Este metal que antes se pensava ser um elemento mágico nos processos alquímicos, hoje é muito utilizado em baterias de automóveis e computadores. No filme, vemos um artista que tenta alcançar um sinal de rádio, reencenando um momento crucial na história dos media, no qual a ciência e a alquimia coexistem.

No centro da sala encontra-se a peça Shofars, 2020. O título é emprestado do shofar, um antigo chifre musical usado para rituais religiosos judaicos. Este instrumento é tocado em duas celebrações diferentes: Rosh Hashanah, o ano novo judaíco, e no Yom Kippur, o dia da expiação. Se focarmo-nos somente no material destas obras, podemos apreender que existe outra camada de significado referente à junção de dois estados opostos conectados por um meio. Na verdade, a conotação finita do termo “obra de arte” não se aplica realmente a estes chifres, pois são dois moldes de cera. Representam um estado entre um objeto real e um objeto futuro, um original e uma réplica. Montaron se interessa pelo estado liminar em que habitam estas obras frágeis, que as dota de funcionalidades como uma ferramenta de reprodução que, da mesma forma que um negativo fotográfico, rouba o “agora” e o “onde” – para usar as palavras de Benjamin -, do objeto que foi moldado.

Por fim, a peça intitulada Live, 2020 está localizada num sítio inusitado da galeria. É, na verdade, um antigo gravador Sony que contém uma fita magnética de áudio que pode ser reproduzida em um loop sem fim. Este trabalho grava infinitamente os sons da exposição, sobrepondo-os na fita sem reproduzi-la. Laurent Montaron sempre se interessou pelo ato de registrar como uma tentativa de transformar a experiência em informação, característica que marcou os dispositivos científicos contemporâneos e do passado. Esta tecnologia, aparentemente arcaica, ao ser colocada atrás de uma superfície vidrada, lembra a falta de reciprocidade contemporânea entre o gravador e o usuário consciente da sua incapacidade de acessar as informações que ele mesmo criou.

Com esta exposição, Laurent Montaron pretende expandir a sua pesquisa sobre os paradoxos da modernidade, investigando, com sentido crítico, o passado e as interações contemporâneas entre a magia, a religião e a superstição com a tecnologia e a ciência; o seu trabalho convida o espectador a refletir sobre as relações atuais entre estes dois saberes distintos, buscando esforços e formas de representar a nossa experiência do mundo para além da matéria sólida e visível.

 

 


ENGLISH VERSION

 

From 17th of September

Until 7th of November

 

Laurent Montaron (b.1972, Verneuil d’Avre et d’Iton, France) is an interdisciplinary artist, working across film, photography, installation, sound and performance. His work is suffused with the contemporary history of the media. Through his exploration of the tools that shape our representations, Montaron lays bare the paradoxes that accompany our awareness of modernity, drawing on the history of technology to examine systems of belief and investigate the ways in which innovations have continually given rise to new ways of observing and understanding our world.

For his first solo exhibition in Portugal, Laurent Montaron will present a body of  works made before and during the lockdown. The show presents a selection of artworks spanning different mediums, whose presence subtly points out at the existence of invisible links, which escapes the gaze, which are present not only in the secular domains of science and technology, but also through superstition.

The first part of the show was conceived to be a children sized show, where the works were chosen by the artist as they felt as a foreboding. The installation Lavarsi le mani, 2020, placed at the entrance of the exhibition, is a work inspired by the Maria Montessori pedagogy, where kids are required to wash their hands before entering the classroom. Montessori, being a trained physician, recognized the importance of cleanliness and sought to teach children how to wash their hands in a playful way and incorporate this ritual in their lives. Another work that felt premonitory is Le monde forclos, 2018, a photograph that shows a child looking to the outside daylight inside of a safe. The child figure is often present in Montaron’s  photographs and films. Their way of experiencing the world by being nude, spare of representations and relying solely on imagination to interpret the exterior world, somehow contrasts the normative view of the world imposed by science and technics.

In the second room we encounter Grounded, 2020, what appears to be a fencing sword connected to the ground. In this sculpture two diverging notions of invisible forces coincide with a playful vein. The first one is that of grounding, a therapeutic technique with a growing body of research, that involves doing activities that electrically connect you to the earth (such as walking barefoot) restoring the natural defenses of the body. Some of these assumptions are echoed in the notion of grounding in electrical engineering, where grounding is the common return path for an electrical current which is directly connected to the earth. In front of this work we can see in an old Hantarex television Montaron’s latest film : Crystal Radio, 2020. In this work, the artist replicates a crystal radio receiver, the most basic type of radio receiver, popular in the early days of the radio. This device was named in this way after its most important component, a crystal detector made out of galena, a sulfide mineral. This metal once was thought to be a magical element in alchemic processes, nowadays is commonly used in batteries of automobiles and computers. In the film we can see the artist trying to reach a radio signal, reenacting a pivotal moment in history of media where science and alchemy coexist.

At the center of the room we find Shofars, 2020. The title of this piece is borrowed from the shofar, an ancient musical horn used for Jewish religious purposes. This instrument is blown on two different celebrations:  Rosh Hashanah, the Jewish new year, and on Yom Kippur, the day of the atonement. If we instead focus on the material of these artworks, we can grasp another layer of meaning that refers to the junction of two opposing states connected by a medium. Indeed, the finite connotation of the term “artwork” does not really apply to these horns as they are two wax casts. A cast represents a state in between a real object and a future object, an original and a replica. Montaron is interested in the liminal state inhabited by these fragile works that endows them to function as a reproduction tool, that, in the same way as a photographic negative does, steals the “now” and “where”- to borrow Benjamin’s words-  of the object being cast.

Finally, situated in an unusual spot of the gallery, we find Live, 2020, an old Sony recorder recording an endless tape, a cartridge that contains magnetic audio tape that can be played in a never ending loop. This work endlessly records the sounds of the exhibition, superimposing them on the tape  without reproducing it. Laurent Montaron has always been fascinated by the act of recording as an attempt to render experience into information, a characteristic that marked past and contemporary scientific tools and devices. This apparently archaic technology, by being placed behind of a glass barrier, reminds us of the contemporary lack of reciprocity between a recording device and a user conscious of its inability to access the information himself has created.

With this exhibition Laurent Montaron aims at expanding his research on the paradoxes of modernity, by critically investigating the past and present interactions of magic and superstition, with technology and science. His works invite the viewer to reflect on the current relations between these different knowledge seeking endeavors and narratives that aim at representing and explaining the world beyond the solid and visible matter.