Office for Neanderthal Tourism & Crucifixion

 

 

 

Inaugura no dia 10 de Novembro
Até o dia 31 de Dezembro

 

 

Tanto o humor como a irreverência são fatores para o desenvolvimento do trabalho do artista Nathaniel Mellors. Ambos são utilizados enquanto ferramentas na crítica de ideias estabelecidas nos mais diversos campos da ciência, moralidade da sociedade contemporânea. O seu leque de obras em vídeo – que são respetivamente escritas, dirigidas e editadas pelo próprio artista – são frequentemente apresentadas em instalações onde coexistem com bizarros animatrónicos falantes, bonecos lúdicos e pinturas absurdas, criando ambientes onde o domínio da vídeo-arte se expande através da contaminação com outras linguagens e media.

 

Na sua primeira exposição em Portugal o artista apresenta uma trilogia de obras em vídeo em torno da figura do homem de Neanderthal: Neanderthal Crucifixion (2021), Neanderthal Container (2014) e The Sophisticated Neanderthal Interview (2013), juntamente com uma seleção de esculturas e uma pintura da sua série “BROW”. O título da exposição Office For Neanderthal Tourism And Crucifixion, demonstra de imediato a ironia da Península Ibérica ter sido o último lugar de ocupação Neanderthal, antes de misteriosamente serem evocados à sua extinção, na Europa. Durante quase duas décadas, o Neanderthal tem sido uma figura recorrente, quase sempre presente na recente produção de Nathaniel Mellors, uma personagem cuja “alteridade” pré-histórica tem sido empregada pelo artista como um espelho que reflete o nosso conhecimento preconcebido do passado e a sua persistência no presente. O que é que podemos aprender face à pré história e as suas respetivas interpretações? Que ideias, sobre este período histórico, foram e ainda são condicionadas por preconceitos culturais do presente ? O que acontece quando alguns dos pilares que sustentam a nossa concepção dualista de humanos e Neandertais começam a desmoronar-se? Nathaniel Mellors tenta abordar algumas destas questões, criando um corpo de obras em vídeo que habitam uma linha temporal híbrida, na qual o Paleolítico Superior serve como ponte para o presente.

 

Na primeira sala, uma marioneta com cabeça de salsicha sustenta uma televisão, onde posteriormente podemos visualizar o vídeo de The Neanderthal Crucifixion (2021). Este vídeo foi executado na sua íntegra durante a quarentena, num contexto pandémico, utilizando a técnica de animação stop-frame, é o último trabalho da série Neandertal. Aqui encontramos uma versão antiga da personagem central da trilogia, que à beira da sua reforma rumina sobre as suas realizações passadas como artista e exprime o seu resentimento de classe contra o “Sporgo” – uma força de propriedade dominante, mas não específica que afirma o poder dentro da estrutura da caverna. Ao lado da escultura Super Brow Super Hands (2022), uma pintura de uma fronte absurdamente alongada, com uma cabeça pequena alegre e mãos maciças, que alude a ideia de classe e separação cultural entre a fronte alta e a fronte baixa.

No andar de baixo, um fantoche de três mãos vestindo um fato de treino Sergio Tacchini nos apresenta os vídeos The Sophisticated Neanderthal Interview (2012) e Neanderthal Container (2014). No Neanderthal Container (2014) existem múltiplas versões do personagem Neandertal, que habitam o corpo do Neandertal caindo do céu. Para esta obra, o artista filmou a figura do Neandertal a cair de edifícios e árvores nos arredores de Los Angeles e largou-o de um avião sobre o vale de San Joaquin, Califórnia. Neste vídeo mais oblíquo, poético e psicadélico, o Neandertal em queda livre é uma metáfora metáfora da queda bíblica – a passagem da ideia romântica do Paleolítico Superior do Neandertal (caçador-colector ecologicamente sustentável) para o Neolítico dos homo-sapiens (agricultura, cultivo da terra, edifícios, propriedade, recursos finitos) é sugerida como uma interpretação para o mito da queda bíblica. Exibido na televisão superior, encontramos o primeiro filme da trilogia: The Sophisticated Neanderthal Interview (2012). Neste trabalho testemunhamos o encontro entre Truson, um homem ingénuo contemporâneo e Voggel Williams, um verdadeiro Neandertal. Truson, entusiasmado com este encontro inesperado, decide começar a filmar o Neandertal e a fazer-lhe perguntas. Ao contrário das expectativas do primitivismo de Truson, o homem pré-histórico não só é mais inteligente do que ele, mas também artista, que tenta induzir Truson em alguma forma de arte ritual auto-canibalista (embora ele possa estar apenas a brincar com ele) e diz-lhe que existe uma entidade misteriosa que controla todas as cavernas e selecciona os artistas que ali podem exibir obras. Se a arte tem sido considerada há muito tempo o fator diferenciador que separa o homossapiens e outras espécies, neste trabalho Nathaniel Mellors atribui esta capacidade também aos Neandertais (uma ideia que desde então tem sido provada como correcta por descobertas arqueológicas) e especula sobre a inclinação artística desta espécie imaginando uma institucionalização da arte rupestre sob a dinâmica do poder Paleolítico Superior.

_________________________

ENGLISH

 

Opening on the 10th of November from 18:00 to 21:00
Until the 31st of December

 

Across his work Nathaniel Mellors has deployed irreverent humour to critique established ideas of science, morality, class and ownership in contemporary society. He writes, directs and edits films and videos which are often presented in installations in which they coexist with uncanny talking animatronic sculptures, playful puppets and absurdist paintings, creating environments that expand the domains of video-art by cross-pollinating it with surprising media and language.

 

For his first solo exhibition in Portugal. the British artist will present a trilogy of video works centered around the figure of the Neanderthal: Neanderthal Crucifixion (2021), Neanderthal Container (2014), and The Sophisticated Neanderthal Interview (2013), together with a selection of puppet sculptures and a painting from his “BROW” series. The title of the show ironically alludes to the fact that the Iberian peninsula was the last place occupied by the the Neaderthals before they mysteriously “disappeared” from Europe. For over a decade the Neanderthal has been a central figure in Nathaniel Mellors’ production, a character whose prehistorical “otherness” has been employed by the artist as a mirror that reflects our preconceived knowledge of the past and its persistence in the present. What can we learn from prehistory and our different interpretations of it? Which ideas about this historical period were – and still are – conditioned by cultural bias and projections from the present? What happens when some of the pillars holding our Western dualist conception of humans and Neanderthals start to crumble? Nathaniel Mellors tries to address some of these questions by creating a body of video works that inhabit a hybrid timeline in which the distant Upper Paleolithic becomes a bridge to the present.

 

In the first room, a sausage-headed puppet holds a tv screening Neanderthal Crucifixion (2021). This video was made during the Covid-19 quarantine using stop-frame, is the last work from the Neanderthal series. Here we find an elderly version of the central character of the trilogy, who at the verge of his retirement ruminates about his past achievements as an artist and expresses his class-resentment against the “Sporgo” – a dominant but non-specific force of ownership who assert power within the cave structure. Next to the sculpture Super Brow Super Hands (2022) a painting of an absurdly distended brow – with a cheerful small head and massive hands – plays with the idea of class and cultural separation between the high and low brow.

Downstairs, a three handed puppet sporting a Sergio Tacchini tracksuit functions as a display for both The Sophisticated Neanderthal Interview (2012) and Neanderthal Container (2014). In Neanderthal Container (2014) there are multiple versions of the Neanderthal character, who themselves inhabit the body of Neanderthal falling from the sky. For this work the artist made and filmed a Neanderthal stunt-dummy, repeatedly falling from a plane over the San Joaquin Valley in California. In this more oblique, poetic and psychedelic video, the free-falling Neanderthal becomes a metaphor for the Biblical fall – the shift from the romantic idea of the Upper Palaeolithic of the Neanderthal (ecologically sustainable hunter-gathering) to the Neolithic of homo-sapiens (farming, land-cultivation, buildings, ownership, finite resources) is suggested as an interpretation for the myth of the Bibilical fall. Screened on the upper tv we find Mellors original Neanderthal film The Sophisticated Neanderthal Interview (2012). In this work we witness the meeting between Truson, a modern man and Voggen Williams, a real Neanderthal. Truson, excited about this unexpected encounter, decides to start filming the Neanderthal and asking him questions. Contrary to the expectations of primitivism of Truson, the prehistoric man is not only smarter than him, but also an artist, who attempts to induct Truson into some form of ritual auto-cannibalist art (although he may just be playing with him) and tells him that there is a mysterious entity that controls all the caves and selects the artists who can exhibit work there. If art-making has long been considered the differentiating factor separating homo sapiens and other species, in this work Nathaniel Mellors attributes this capacity also to Neanderthals (an idea that has since been proved correct by archeological findings) and speculates on the artistic leaning of this species by imagining an institutionalization of cave art under Upper Palaeolithic power dynamics.